quinta-feira, 28 de maio de 2015

Educação Física Escolar: Projeto Quadrilha

Projeto do curso de Educação Física/Licenciatura da disciplina Educação e Novas Tecnologias, da Universidade Vale do Rio Doce-Univale.
Desenvolvido pelos alunos: Rinara Toledo, Michele Ribeiro, Caio Cézar e Leonardo Modesto.

1       INTRODUÇÃO

As festas juninas se difundiram por todo o Brasil, ganhando em cada região uma característica diferente, baseado na cultura local. Apesar de ser uma festa inicialmente católica, a alegria disseminada por ela é capaz de atingir a todos, sem distinção, nem desrespeito a outras religiões. A dança alegre e festiva, as comidas deliciosas e as brincadeiras nelas envolvidas promovem uma união e um trabalho em equipe com as pessoas, isso se evidencia no marco da festa, que seria a encenação do casamento caipira e sua grande festa, o grande baile, a famosa quadrilha, e baseado na quadrilha, esse projeto vem evidenciar o trabalho em equipe, sem distinção de gênero sexual, e sim na demonstração da expressão corporal, através de movimentos coordenados e ritmados, inteirados com brincadeiras típicas de festa juninas, além de outros aprendizados tanto da área da educação física como de outras disciplinas que juntas pretendem mostrar aos alunos com faixa etária entre 9-10 anos, estudantes do 5º ano do ensino fundamental, um pouco dessa nossa cultura, assim como colocá-los para descobrir suas próprias sensações e aprendizados com este tipo de expressão corporal, e ouvir/relatar esse mesmo aprendizado vivenciado por quem apenas assistiu a apresentação final encenada pelos alunos envolvidos na execução desse projeto.
Vejamos a seguir o desenrolar do PROJETO QUADRILHA.

     OBJETIVOS

·  Resgatar a cultura popular brasileira, adaptada a região da escola onde acontecerá a concretização do projeto;
·  Apresentar formas de utilizar as tecnologias na aula de educação física;
·  Propor atividades/brincadeiras que estejam assimiladas a cultura das festas juninas e a quadrilha;
·  Verificar o conhecimento dos alunos relacionados a quadrilha e cantigas de roda;
·  Mostrar para a comunidade escolar a dança quadrilha construída pelos alunos que vivenciarão o projeto;
·  Sugerir um trabalho interdisciplinar;
·  Trabalhar a coordenação motora de pequenos e grandes grupos musculares;
·  Familiarizar o trabalho em equipe e unir os sexos;
·  Apresentar a dança como expressão corporal e os benefícios que ela traz a saúde;
·  Produzir um vídeo de forma coletiva;
·  Utilizar vídeos para construção da coreografia da quadrilha;
· Construir a coreografia da quadrilha.

3       CRONOGRAMA

Recursos materiais: utilizaremos computador com internet para apresentação e construção do vídeo, aparelho de som, um ambiente aberto e espaçoso, papéis e lápis para todos os alunos, bambolês, bolas, cordas...
A seguir apresentaremos o desenvolvimento do projeto que tem um tempo de duração previsto de 09 aulas, onde cada aula tem duração de 50 minutos e concretizado em uma grande apresentação festiva. O professor irá filmar todas as aulas e o ensaio geral e fazer uma roda de conversa com toda a turma onde exibirá o vídeo que terá também, depoimentos dos alunos sobre a construção do projeto, observando todo o aprendizado relacionado a essa cultura absorvido pela turma.

3.1      Desenvolvimento

3.1.1     Primeira aula

·         Apresentar o projeto a turma detalhadamente;
·         Colocar uma música típica de festa junina e questionar se os alunos a conhecem ou não;
·         Apresentar através de slides sugestões de roupas/figurinos para a quadrilha e induzir a conseguirem ou produzirem sozinhos ou com ajuda do professor fora das aulas, sua vestimentas.
·         Propor a brincadeira “o mestre mandou”, auxiliando-a a movimentos da quadrilha, com músicas de quadrilha ao fundo. Exemplos:
“O mestre mandou fazer uma roda”: a turma vai fazer uma roda de mãos dadas enfatizando a grande roda da quadrilha;
“ O mestre mandou fazer duas rodas, a do centro ser só meninas e a de fora ser só meninos”: introdução ao passo da coroa da quadrilha.
·         Ensaiar a quadrilha com os passos introduzidos na brincadeira “o mestre mandou”.

3.1.2     Segunda aula

·         Colocar uma cantiga de roda e questionar se os alunos a conhecem ou não, se conhecerem alguma, questionar se sabem sua coreografia, se já brincaram quando mais novos, propor que a turma cante junto e dance livre ela também;
·         Utilizando um computador com internet e data show, expor para a turma vídeo de quadrilha e ir pausando-o quando necessário e os alunos com posse de papel e caneta e em dupla (sendo um menino e uma menina), desenhar segurando a ponta superior do lápis, o desenho que os dançarinos do vídeo formam durante a quadrilha no momento da pausa que o professor deu no vídeo, e aproveitando o vídeo ir mostrando os próximos passos a serem ensinados.
Sugestão de Vídeos: <https://www.youtube.com/watch?v=-bHRFUXxEDE>
<https://www.youtube.com/watch?v=fGyZhtTopM4.>
<https://www.youtube.com/watch?v=yaPqYzizJc8>


·         Ensaiar rapidamente os passos aprendidos na última aula e aprender mais um algum. Se na anterior aprendeu-se a grande roda e a coroa, nesta pode-se ensinar o caracol e o passeio na roça.

3.1.3     Terceira aula

·         Assim como as aulas anteriores e as próximas, mesmo que não foque no conhecimento das cantigas de roda teremos, sempre, durante o desenvolvimento da aula, elas ao fundo.
·         Nessa aula a atividade será a brincadeira do “telefone sem fio”, o aluno que inicia a atividade cochicha uma mensagem no ouvido do próximo, que a deve passá-la adiante até que chegue ao primeiro da fila, que deverá falar a toda a turma a frase que ele começou e como ele a recebeu por último. Aproveitando isso, o professor irá discutir ditados populares, principalmente o “quem conta um conto aumenta um ponto”.
·         Aproveitando o círculo da atividade anterior, o ensaio da quadrilha será revisado os passos das aulas anteriores e ensinará agora o “Laço”, onde a dama sairá dançando por todos os cavalheiros, estes que estarão paralisados.

3.1.4     Quarta Aula

·         Cantigas de roda ao fundo.
·         Atividade “pique-litro”, onde o litro será uma bola dentro de um bambolê no centro de um espaço aberto, mas ao invés do aluno chutar a bola para salvar os alunos já pegos, ele terá que encostar na bola e dar as duas mãos a uma aluna já pega, e os dois devem sair pulando cavalinho até o limite demarcado por outro bambolê sem que o pegador os pegue.
·         Introduzir a coreografia da quadrilha o passe do cavalinho.

3.1.5     Quinta aula

·         Atividade em circuito, onde teremos dois circuitos, onde cada circuito vai ser montado por uma espécie de túnel, formado por uma fileira de duplas de cones ligadas por corda, os alunos em duplas terão os braços direito de um e esquerdo do outro, amarrados, e deverá ter a mesma quantidade de duplas por circuito, será uma competição entre as filas, onde vence a fila que terminar primeiro. O circuito terá uma fila de três duplas de cones ligados por cordas onde a dupla de alunos deverá passar por baixo, e a uma certa distancia, uma mesma formação dos cones onde a dupla de aluno deverá passar no primeiro e no terceiro por cima e no segundo por baixo, e voltar para o fim da fila.
·         Introduzir o túnel e a montanha na quadrilha e juntar com as demais coreografias já montadas.


3.1.6     Sexta aula

·         Atividade “corrida do chapéu”, dividir a turma em duas filas, os alunos devem correr com um chapéu na cabeça e com os braços para trás das costas, ilustrando a posição elegante do cavalheiro que conduz a dama na quadrilha.
·         Ensinar à turma o cumprimento do cavalheiro e da dama, a necessidade do balance da dama para a alegria da dança.
·         Ensaiar os passos aprendidos até agora.


3.1.7     Sétima aula

·         Apresentar os vídeos montados para a turma, escolher com ela a sequência da quadrilha, desenvolver com a turma um painel com a sequência da quadrilha escolhida, levar a turma para uma sala de informática que permita que os alunos procurem desenhos das coreografias para ilustrar o painel, esses desenhos deverão ser coloridos pela turma.
·         Reunir a turma e ensaiar a sequência escolhida.
·         Pedir a turma que traga para a próxima aula as roupas características da quadrilha, ou que pelo menos a menina esteja de saia rodada e o menino com chapéu.


3.1.8     Oitava aula

·         Ensaio geral: a turma estará vestida com os objetos propostos pelo professor na aula passada. Este será o ultimo ensaio da quadrilha.

3.1.9     Nona aula

·         Com a filmagem do ensaio geral, promover uma roda de conversa com toda a turma, onde eles vão expor o que eles não gostaram, o que podemos melhorar em um próximo projeto, o que eles mais gostaram, suas dúvidas, etc. Esse debate será filmado em forma de entrevista e será apresentado na concretização do projeto após a quadrilha.

3.1.10  Concretização

Junto com as demais disciplinas e alunos da escola, os professores organizaram uma festa junina, a disciplina de educação física responsável pela coreografia da quadrilha, apresentará essa dança a toda a comunidade, os demais professores poderão organizar outros acontecimentos.  

4      REFERÊNCIAS


RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos: Ensino fundamental passo a passo. 1ª ed. Contagem/MG: Iemar,1997.

CAVALLINI, Sandra. Apresentação de Quadrilha Junina. Disponível em <http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/apresentacao-de-quadrilha-junina>.  Acesso em: 28 maio 2015

Integrantes





 Uso da Tecnologia na Eduçao-Física
Integrantes:




Michele Ribeiro







                                          Rinara Gabriele



Leonardo Modesto                                                                                                          Caio Cezar